TheGoldenAura

… sssssszzzzrrrrrllllll :)

Tuesday, September 6th, 2005

bemfalar
Para além da política compartem outra característica.

“Características Diagnósticas
A característica essencial do Transtorno Fonológico é um fracasso em utilizar os sons da fala esperados para o estágio de desenvolvimento e apropriados para a idade e dialeto do indivíduo (Critério A). Isto pode envolver erros na produção, uso, representação ou organização dos sons, tais como, mas não limitados a, substituições de um som por outro (uso de /t/ ao invés de /k/) ou omissões de sons (por ex., consoantes finais). As dificuldades na produção dos sons da fala interferem no rendimento escolar ou profissional ou na comunicação social (Critério B). Em presença de Retardo Mental, déficit motor da fala, déficit sensorial ou a privação ambiental, as dificuldades da fala excedem aquelas geralmente associadas com esses problemas (Critério C). Caso um déficit motor da fala, déficit sensorial ou condição neurológica esteja presente, este deve ser codificado no Eixo III.

Critérios DSM IV:
A. Fracasso em usar os sons da fala esperados para o estágio do desenvolvimento, apropriados para a idade e dialeto do indivíduo (por ex., erros na produção, uso ou organização dos sons, tais como, mas não limitados a, substituições de um som por outro [uso de /t/ ao invés de /k/] ou omissões de sons, tais como consoantes finais).
B. As dificuldades na produção dos sons da fala interferem no desempenho escolar ou profissional ou na comunicação social.
C. Em presença de Retardo Mental, déficit motor da fala, déficit sensorial ou privação ambiental, as dificuldades da fala excedem aquelas habitualmente associadas com esses problemas.
Nota para a codificação: Caso esteja presente um déficit motor da fala ou sensorial ou uma condição neurológica, codificar a condição no Eixo III.”

mais…